sexta-feira, 22 de maio de 2009

PONTOS NOTÁVEIS DE UM TRIÂNGULO

INCENTRO
As três bissetrizes de um triângulo interceptam-se num ponto chamado incentro.
A bissetriz de um triângulo é o segmento contido na semi-reta que é bissetriz de um ângulo do triângulo, com extremidades no vértice do ângulo e em um ponto do lado oposto.
A semi-reta BE divide o ângulo ABC em dois ângulos congruentes. Se BE está no interior de ABC e ABE = CBE, a semi-reta BE chama-se bissetriz do ângulo ABC.

ORTOCENTRO
Ortocentro é um ponto onde interceptam-se as três alturas de um triângulo. Uma altura de um triângulo é o segmento perpendicular a um lado do triângulo com extremidades nesse lado e no vértice oposto a ele.

BARICENTRO
As três medianas de um triângulo interceptam-se num ponto chamado baricentro. Uma mediana de um triângulo é o segmento cujas extremidades são um vértice do triângulo e o ponto médio do lado oposto.
Se M está entre A e B e AM = BM , M chama-se o ponto médio do Segmento AB.
O baricentro de qualquer triângulo divide um mediana na razão 2 para 1.

CIRCUNCENTRO
O circuncentro é o ponto de encontro das mediatrizes dos lados de um triângulo.O circuncentro do triângulo PFC é o centro de uma circunferência se ela estiver cirunscrita ao triângulo, ou seja é o centro da circunferência que passa pelos três vértices. E isto vale para qualquer outro triângulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário